quarta-feira, 16 de abril de 2008

Perdas e danos








"Pessoas feridas são mais perigosas,
pois sabem que podem sobreviver"." trecho do filme

Baseado num livro de Josephine Hart, "Perdas e Danos" é um ótimo drama. Realizado pelo talentoso cineasta francês, Louis Malle, responsável por pérolas como "Trinta Anos Esta Noite", de 1963, "O Sopro no Coração", de 1971, e "Adeus Meninos", de 1987, o filme é um brilhante estudo psicológico da destruição de um homem. A trama gira em torno de um respeitável pai de família, de comportamento exemplar, que se apaixona perdidamente pela namorada de seu filho e que, à medida que o relacionamento do filho se torna mais sério, mais sua paixão vai evoluindo para uma perigosa obsessão.
Ambos acabam refem da atração um pelo outro, ele envovido demais pra ter a claresa do que estava acontecendo e ela presa a um padrão de comportamento onde o "tesão" somente era encontrado nas relações onde envolvessem mais duas pessoas, triângulos, passando a ser rotina e irresistivel a ela, relações que sempre terminavam em tragédias, talves por isso seu aspecto triste, sombrio, o filme todo, mesmo quando esta transando sua expressão é quase de uma tristesa que incomoda.
Um verdadeiro tratado sobre as relações humanas. Imperdivel.

Além do bom trabalho de Malle, o filme apresenta ainda a ótima música de Zbigniew Preisner e excelentes atuações de Miranda Richardson, Juliette Binoche e Jeremy Irons.

Nenhum comentário: